CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Teresina, Outubro de 2016 – Feito nesta data, mas atualizado em 29/10/2021

INTRODUÇÃO 

   O Código de Ética e Conduta da Associação Fraternidade é dirigido a todos os membros da instituição para servir como referência na atuação pessoal e profissional. Os funcionários, coordenadores, estagiários e voluntários devem conhecê-lo e fazê-lo conhecido, observando e defendendo seu cumprimento. Este Código contribui para estabelecer um padrão de relacionamento respeitoso e transparente, com o objetivo de nos orientar a sempre proceder de acordo com os nossos Valores e Princípios Éticos. 

É essencial que cada membro da instituição leia atentamente, de forma a poder usá-lo diariamente como guia de suas ações e decisões. Temos certeza de que ele é um instrumento de trabalho extremamente útil e necessário. 

NOSSA TRAGETORIA…

Em 2004 Rita Maria da Trindade começou a acompanhar alguns jovens que manifestavam o desejo de parar de usar drogas. Sem muito preparo para desenvolver tal trabalho, encaminhou vários rapazes para comunidades terapêuticas. Em 2007 mais preparada, e com a ajuda de alguns voluntários Rita Maria resolveu iniciar a Fraternidade Terapêutica O Amor é a Resposta.

A Associação Fraternidade recebeu esse nome inspirado em um Reagae chamado “Love is the answer” que em português quer dizer : O Amor é a Resposta, muito apreciado pelos primeiros usuários de drogas acompanhados pela Fraternidade. O Amor é a Resposta permanece sendo o slogan e nome social da Associação, que em 2016 passa a chamar-se Associação Fraternidade.

Hoje a Associação Fraternidade possui quatro núcleos de atuação: Núcleo de Cuidado com Crianças e Adolescentes, Núcleo de Escuta Comunitária, Núcleo de Estudos e Reflexão Permanentes e Núcleo de Capacitação Profissional e Geração de Renda.

OBJETIVOS 

Realizar intervenções comunitárias e estratégicas para melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, baseadas na construção ou fortalecimento das redes subjetivas.

MISSÃO

Contribuir para a transformação social e efetivação de políticas públicas de promoção e defesa de direitos através da criação de oportunidades e condições de ressignificação do projeto de vida de cada pessoa e da comunidade como um todo, entendendo que as pessoas e nossas relações são o nosso maior patrimônio.

VISÃO

Ser veículo de acolhimento da comunidade para prevenção e cuidado das vulnerabilidades sociais, da formação de valores, atitudes e conhecimentos que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários, da educação transformadora da realidade social dos parceiros que participam dos Programas e Projetos e da orientação, proteção e segurança comunitária.

VALORES

Solidariedade, Relações Saudáveis, Acolhimento, Escuta, Inclusão, Compaixão, Respeito, Construção Coletiva das Decisões, Ética, Honestidade, Empatia, Responsabilidade e Espiritualidade. 

DIRETRIZES DA ÉTICA

Respeitamos os direitos humanos e não admitimos nenhuma forma de exploração, discriminação, exclusão e desrespeito em nossas atividades, no ambiente de trabalho. 

Realizamos e apoiamos ações comunitárias de interesse público especialmente as voltadas a promover ações de educação, assistência social, esporte, arte e cultura.

Não usamos qualquer forma de artifício, imposição ou constrangimento em nossas ações e negócios, muito menos qualquer tipo de corrupção.

Fornecemos de modo claro e correto as informações que nosso público de relacionamento necessita para tomar decisões relativas à instituição.

Adotamos políticas e práticas destinadas à prevenções e combate a toda forma de pagamento ou recebimento ilícito ou obtenção de vantagens pessoais ou privilégios, fraudes, lavagem de dinheiro e conflitos de interesse.

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA

ADOTAMOS DIRETRIZES E PRÁTICAS DE GOVERNANÇA COOPERATIVA… E DE CUIDADO E ATENÇÃO DESTINADOS A GARANTIR A CADA COLABORADOR:

* uma administração diligente, empática, honesta e prudente;

* atitudes corretas que visem sempre em primeiro lugar o bem comum;

* bem estar e satisfação dos funcionários, voluntários, estagiários e parceiros;

* alinhamento das atividades da Associação com os compromissos expressos neste Código de Ética e no Estatuto Social Institucional;

* aperfeiçoamento e treinamento contínuos;

* reconhecimento e valorização dos profissionais;

* apoio aos funcionários nos momentos difíceis, adotando um comportamento digno que siga a Regra de Ouro (trate as pessoas como gostaria de ser tratado);

* que nossas declarações, relatórios, comunicados e demonstrativos reflitam com clareza e correção a realidade da Associação;

* que nossos contratos possam ser facilmente compreendidos e que evidenciem os direitos e deveres das partes, salientando as consequências e riscos existentes.

DIRETRIZES DE CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO:

Conduta pessoal:

• Busque compreender e cumpra sempre as normas e as políticas, processos e procedimentos estabelecidos. Só faça aquilo que tem certeza que pode fazer; na dúvida, busque orientação com a Coordenação.

• Cultive a cordialidade nos relacionamentos e procure resolver os desentendimentos ou mal entendidos com cuidado, paciência, respeito e acolhimento. 

• Pratique o diálogo e não a imposição de um ponto de vista; ouça com atenção e respeite a opinião alheia ainda que você discorde dela.

 • Ajude os colegas a realizar um bom trabalho e oriente com paciência e interesse aqueles que o procuram. 

• Jamais induza alguém ao erro ou cause-lhe prejuízo. 

• Não use o nome da Associação Fraternidade, cargo ou influência para obter benefícios pessoais ou para parentes, amigos ou terceiros. 

• Não discrimine alguém por sua etnia, gênero ou por suas preferências políticas, sexuais, religiosas, culturais ou por suas deficiências. 

• Não adote condutas de indiferença ou ofensivas, sejam verbais, físicas ou gestuais. 

• Adote os preceitos do consumo consciente: não desperdice água, energia, papel, objetos de plástico, materiais de escritório, etc, e pratique a coleta seletiva. 

• Apresente-se no ambiente de trabalho em estado sóbrio e lúcido sem sinais de embriaguez.

• Zele pela aparência pessoal, vestindo-se adequadamente à função desempenhada.

 • Não divulgue informações da Associação Fraternidade ou comente situações de seu cotidiano de trabalho em redes sociais sem autorização.

Resumindo: dê o melhor de si mesmo no desempenho de sua função em busca da conquista das metas comuns. Fazer o que é correto é sempre a melhor decisão.

Conduta profissional

• Realize seu trabalho com zelo, foco nos interesses da Associação Fraternidade e em conformidade com a instituição e com este Código de Ética e Conduta. 

• Mantenha-se atualizado sobre os avanços de sua área profissional e, quando for o caso, obtenha as certificações necessárias ao exercício de seu cargo. 

. • Jamais aconselhe, difunda informações ou negocie com base em rumores ou dados não confiáveis. 

• No relacionamento com os parceiros (pessoas atendidas nos Programas e Projetos) e demais público procure os canais competentes para atender solicitações ou resolver conflitos que estejam fora de suas atribuições.

NA RELAÇÃO COM SEUS COLABORADORES E PARCEIROS DA ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE COMPROMETE-SE A:

  • Selecionar e contratar colaboradores e prestadores de serviço baseando-se em critérios legais técnicos, humanos e conceituais, exigir um perfil ético em suas práticas de gestão e de responsabilidade social, recusando-se a práticas de concorrência desleal.

DIRETRIZES DE TRANSPARÊNCIA

EM RELAÇÃO  A GOVERNANÇA A  ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE COMPROMETE-SE A:

  • Registrar seus relatórios e balanços de modo correto, consistente, exato e disponibilizar seus livros com inteira transpareça, disponíveis também no endereço eletrônico: www.associacaofraternidade.org.br e no Mural da Associação.
  • Produzir relatório anual explicitando as ações de promoção e desenvolvimento social.
  •  Conduzir suas atividades com transparência e integridade, cultivando a credibilidade junto a seus mantenedores, apoiadores, patrocinadores, parceiros, colaboradores, voluntários, fornecedores, comunidades e sociedade em geral.
  • Promover relações e articulações honestas e justas, sem obter vantagens indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada e outros artifícios dessa natureza.

ATA DA ASSEMBLEIA 2019

ESTATUTO REFORMADO 2019

 
RECURSOS HUMANOS  DA ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE 
 Equipe de Trabalho
Nome Formação Função na Entidade Carga Horária
Rita Lisbôa Psicóloga Psicóloga 30hs/semanais
Mantovani Lopes Ensino Médio Completo Monitor de Atividades e Coordenador de 1 Projeto 30 hs/semanais
Crislaine Almeida Assistente Social Assistente Social 12 hs/semanais
James Soares Ferreira Pedagogia Instrutor de Skate 04 hs/semanais
Magno de Oliveira Castro Fisioterapeuta/Educador Físico Instrutor de Judô 04 hs/semanais
Rosa Reis Ensino Médio Completo Serviços Gerais

10 hs/semanais