Projetos

EM ANDAMENTO: Projeto “Núcleo de Atenção a pessoas vítimas de crimes” – Parceria com a Vara de Execuções Penais do Estado do Piauí – Início da execução 24/08/2018 até 24/04/2019 – Acolhimento/Atendimento (Jurídico, Psico-social, Terapias Naturais). Valor total do projeto: R$ 29.398,65.

 

EM ANDAMENTO: Projeto Ballet Fraternidade – Parceria com a Profa. Amanda de Moraes que voluntariamente ensaia duas turmas de Ballet às 4as. feiras: às 18h – Turma Baby e às 19h até 20h30 a Turma jovem. A professora pede uma contribuição, mas nem todas tem condições de dar. A Fraternidade está buscando parceria para remunerar a Professora, comprar figurinos e equipar adequadamente uma sala, e oferece um lanche.

EM ANDAMENTO: Projeto Basquetebol – Parceria com o IFPI e a Unidade Escolar Polivalente Presidente Castelo Branco – O IFPI paga o Instrutor, a Escola oferece o espaço e a Fraternidade oferece um lanche, mobiliza e acompanha os participantes.

EM ANDAMENTO: Projeto Handeball de Areia – Parceria com a FAESPI e o CEFAP – A FAESPI paga o Instrutor Ítalo Matheus Belo, o CEFAP oferece o espaço para a prática deste esporte e a Associação Fraternidade oferece um lanche e acompanha os frequentadores.

EM ANDAMENTO:  Projeto Viver Mais – Com o objetivo de apoiar atividades do Núcleo de Tratamento Comunitário n uma perspectiva de prevenção e redução da violência e consumo problemático de drogas, onde possam ser realizados grupos sócio-educativos, culturais, esportivos e profissionalizantes para crianças, adolescentes e jovens moradores da Vila Ferroviária, localidade do Bairro Ilhotas, zona centro-sul de Teresina. Financiado pela CENDROGAS – Coordenadora Estadual de Enfrentamento às Drogas – O Período do Projeto é de Abril de 2017 a Abril de 2019. Serão realizadas atividades de Judô, Skate.

 

CONCLUÍDO: Projeto de Sustentabilidade Institucional para a continuidade das ações do Centro de Escuta. Financiado pela Cáritas Alemã. O período do projeto: Janeiro de 2017 a Abril de 2018. Este Projeto tem 3 Objetivos: Contribuir para melhorar a vida das pessoas consumidoras de substâncias psicoativas e sua Rede Subjetiva dando continuidade às Ações do Centro de Escuta; Fortalecer e ampliar a Rede de Recursos Comunitários e Fortalecimento Institucional e sustentabilidade do Centro de Escuta principalmente através de Oficinas Produtivas.

 

CONCLUÍDO: Projeto de Apoio à Escuta e Acolhimento de Pessoas consumidoras problemáticas de Substâncias Psicoativas em Teresina, Piaui, Brasil. Financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Alemão e repassado à nossa Instituição pela Caritas Alemã. O período do projeto: Janeiro de 2014 a Dezembro de 2016. É um financiamento direcionado às Atividades do Centro de Escuta, dispositivo comunitário de atenção a pessoas usuárias de drogas. Eles podem vir todas as 2as. 4as. e 6as. feiras, de 08h às 15h. Aqui recebem alimentação, itens para realizar higiene pessoal, roupas quando necessário, participam de grupoterapias  com profissionais da área de Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Terapias Naturais (Acupuntura). Acontecem também atividades de Lazer, comemoração das grandes festas (Carnaval, Natal, Páscoa, Festa Junina), Passeios, Retirada de Documentos e Acompanhamentos para Consultas e Exames Clínicos. Os que o solicitam podem também ser encaminhados para outros serviços da Rede de Atenção como o Hospital do Mocambinho, CAPS – AD, Casas de Acolhimento, etc. Este Projeto é realizado numa Perspectiva de Redução de Danos, num DESEJO DE INCLUSÃO,  entendendo que a pessoa que consome drogas tem várias vulnerabilidades e pode ser cuidada ainda que esteja consumindo drogas.

CONCLUÍDO: Projeto de Apoio às Atividades com Crianças e Adolescentes. Este projeto é financiado pela CENDROGAS – Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas. Proporciona Oficinas de Grafite, Teatro e Esportes (Futsal, Voleibol e Skate). O período do projeto: Novembro de 2015 a Outubro de 2016.