Programas

PROGRAMA PEQUENINOS

Objetivo Geral:

Oferecer um espaço programado para crianças de 3 a 6 anos acompanhadas por suas mães e alguns voluntários da Fraternidade que realizam atividades com o objetivo de fortalecer laços entre mãe e filho. Aos sábados das 08:00 às 10:30 am sem custo

Objetivos Específicos:

• Promover o direito de igualdade entre pequenos(oportunidade para todos)
  • Incentivar o compromisso a compartilhar e socializar para o desenvolvimento completo
  • Gerar habilidades que os ajudem a se desenvolverem na sociedade
  • Cultivar e mostrar a relação entre direitos e deveres para as crianças através de umas regrinhas básicas
  • Executar atividades lúdicas para gerar experiências de aprendizagem nas crianças

PROGRAMA SEMENTINHAS

Objetivo Geral:

Acolher, escutar,  orientar, cuidar e acompanhar crianças de 04 a 08 anos,  bem como seus familiares em vista da Prevenção, Segurança e Proteção pessoal e comunitária,  promovendo a valorização da vida e das relações saudáveis, através de atividades de educação, prática de valores universais,  educação ambiental, direitos humanos, cidadania, recreação  e espiritualidade.

Objetivos Específicos:

• Promover encontros de formação  sobre temas pertinentes, tais como: família, amizade, colaboração, companheirismo, higiene pessoal, importância do estudo.
  • Incentivar a prática de virtudes e valores universais, quais sejam: a não-violência, a amizade, a solidariedade, o respeito, a honestidade, lealdade, compaixão e outras.
  • Desenvolver atividades de Educação Ambiental que promovam uma nova relação de cuidado e proteção à natureza.
  • Realizar atividades recreativas, esportivas e culturais para favorecer a experiência de momentos saudáveis, prazerosos e educativos.
  • Cultivar a espiritualidade como meio de crescimento pessoal e experiência de contato consciente com Deus.

PROGRAMA VIVER EU QUERO VIVER

Objetivo Geral:

Acolher, escutar,  orientar, cuidar e acompanhar crianças e adolescentes de 09 a 13  anos,  bem como seus familiares em vista da Prevenção, Segurança e Proteção pessoal e comunitária,  promovendo a valorização da vida e das relações saudáveis, através de atividades de educação, prática de valores universais,  educação ambiental, direitos humanos, cidadania, recreação  e espiritualidade.

Objetivos Específicos:

• Incentivar a prática de virtudes e valores universais, quais sejam: a não-violência, a amizade, a solidariedade, o respeito, a honestidade, lealdade, compaixão, coragem, generosidade, possibilidade de escolhas e outras.

PROGRAMA UBUNTU ” EU SOU O QUE SOMOS”

Objetivo Geral:

Este é um programa para jovens desdo 13 a 18 anos que incentiva o respeito, autoconhecimento e a tolerância. ”ser protagonista.”

Compreender que ser diferente é algo importante  na sociedade, buscar empoderá-los a romper barreiras emocionais e sociais

OBJETIVO ESPECIFICO

• incentivar a consciência crítica em relação à sociedade.
  • criar uma cultura de paz e igualdade.
  • realizar intervenções breves e escutas terapêuticas com o objetivo de melhoras pessoais.
  • incentivar o uso da sala ubuntu para atividades particulares e de socialização que melhore suas habilidades.

PROGRAMA ACOLHIMENTO FRATERNO

Objetivo Geral: Acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social pelo consumo de drogas ou vida na rua para promover cuidados integrais envolvendo Assistência Básica, Terapias Médicas, Psicológicas e outras Alternativas, Educação, Capacitação, Trabalho e Redes.

Programação ou Rotina:

7h30 – Chegada, Acolhida, Limpeza do Local

8h15 – Café Comunitário e Fraterno (Em geral cuzcuz com ovos e achocolatado)

8h45 – Higiene Pessoal (Com disponibilização de Sabonete, Escova e Pasta de Dentes, Shampoo, Creme e Toalha, Barbeador e Roupas.

9h30 – Grupoterapia

11h – Tempo Livre (TV, conversas, Jogos, acesso à Biblioteca, Sala Digital)

12h – Almoço (Arroz, Feijão, Salada e alguma mistura…. em geral, frango ao molho com batatas, cenouras ou outras verduras.

12h30 – 14h – Descanso