CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Teresina, Outubro de 2016

INTRODUÇÃO

O Código de Ética e Conduta da Associação Fraternidade é dirigido a todos os membros da instituição para servir como referência na atuação pessoal e profissional. Os funcionários, coordenadores, estagiários e voluntários devem conhecê-lo e fazê-lo conhecido, observando e defendendo seu cumprimento. Este Código contribui para estabelecer um padrão de relacionamento respeitoso e transparente, com o objetivo de nos orientar a sempre proceder de acordo com os nossos Valores e Princípios Éticos.

É essencial que cada membro da instituição leia atentamente, de forma a poder usá-lo diariamente como guia de suas ações e decisões. Temos certeza de que ele é um instrumento de trabalho extremamente útil e necessário.

NOSSA TRAGETORIA…

Em 2004 Rita Maria da Trindade começou a acompanhar alguns jovens que manifestavam o desejo de parar de usar drogas. Sem muito preparo para desenvolver tal trabalho, encaminhou vários rapazes para comunidades terapêuticas. Em 2007 mais preparada, e com a ajuda de alguns voluntários Rita Maria resolveu iniciar a Fraternidade Terapêutica O Amor é a Resposta.

A Associação Fraternidade recebeu esse nome inspirado em um Reagae chamado “Love is the answer” que em português quer dizer : O Amor é a Resposta, muito apreciado pelos primeiros usuários de drogas acompanhados pela Fraternidade. O Amor é a Resposta permanece sendo o slogan da Associação, que em 2016 passa a chamar-se Associação Fraternidade.

Hoje a Associação Fraternidade possui três núcleos de atuação: Núcleo de Cuidado com Crianças e Adolescentes, Núcleo de Escuta Comunitária e Núcleo de Capacitação Profissional e Geração de Renda.

OBJETIVOS

Realizar intervenções comunitárias e estratégicas para melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, baseadas na construção ou fortalecimento das redes subjetivas.

MISSÃO

Contribuir para a transformação social e efetivação de políticas públicas e promoção e defesa de direitos através da criação de oportunidades e condições de ressignificação do projeto de vida de cada pessoa e da comunidade como um todo, entendendo que as pessoas e nossas relações são o nosso maior patrimônio.

VISÃO

Ser veículo de acolhimento da comunidade para prevenção e cuidado das vulnerabilidades sociais, da formação de valores, atitudes e conhecimentos que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários, da educação transformadora da realidade social dos parceiros que participam dos Programas e Projetos e da orientação, proteção e segurança comunitária.

VALORES

Solidariedade, Relações Saudáveis, Acolhimento, Escuta, Inclusão, Compaixão, Respeito, Construção Coletiva das Decisões, Ética, Honestidade, Empatia, Responsabilidade e Espiritualidade.

DIRETRIZES DA ÉTICA

Respeitamos os direitos humanos e não admitimos nenhuma forma de exploração, discriminação, exclusão e desrespeito em nossas atividades, no ambiente de trabalho.

Realizamos e apoiamos ações comunitárias de interesse público especialmente as voltadas a promover ações de educação, assistência social, esporte, arte e cultura.

Não usamos qualquer forma de artifício, imposição ou constrangimento em nossas ações e negócios, muito menos qualquer tipo de corrupção.

Fornecemos de modo claro e correto as informações que nosso público de relacionamento necessita para tomar decisões relativas à instituição.

Adotamos políticas e práticas destinadas à prevenções e combate a toda forma de pagamento ou recebimento ilícito ou obtenção de vantagens pessoais ou privilégios, fraudes, lavagem de dinheiro e conflitos de interesse.

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA

ADOTAMOS DIRETRIZES E PRÁTICAS DE GOVERNANÇA COOPERATIVA… E DE CUIDADO E ATENÇÃO DESTINADOS A GARANTIR A CADA COLABORADOR:

* uma administração diligente, empática, honesta e prudente;

* atitudes corretas que visem sempre em primeiro lugar o bem comum;

* bem estar e satisfação dos funcionários, voluntários, estagiários e parceiros;

* alinhamento das atividades da Associação com os compromissos expressos neste Código de Ética e no Estatuto Social Institucional;

* aperfeiçoamento e treinamento contínuos;

* reconhecimento e valorização dos profissionais;

* apoio aos funcionários nos momentos difíceis, adotando um comportamento digno que siga a Regra de Ouro (trate as pessoas como gostaria de ser tratado);

* que nossas declarações, relatórios, comunicados e demonstrativos reflitam com clareza e correção a realidade da Associação;

* que nossos contratos possam ser facilmente compreendidos e que evidenciem os direitos e deveres das partes, salientando as consequências e riscos existentes.

DIRETRIZES DE CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO:

Conduta pessoal:

• Busque compreender e cumpra sempre as normas e as políticas, processos e procedimentos estabelecidos. Só faça aquilo que tem certeza que pode fazer; na dúvida, busque orientação com a Coordenação.

• Cultive a cordialidade nos relacionamentos e procure resolver os desentendimentos ou mal entendidos com cuidado, paciência, respeito e acolhimento.

• Pratique o diálogo e não a imposição de um ponto de vista; ouça com atenção e respeite a opinião alheia ainda que você discorde dela.

• Ajude os colegas a realizar um bom trabalho e oriente com paciência e interesse aqueles que o procuram.

• Jamais induza alguém ao erro ou cause-lhe prejuízo.

• Não use o nome da Associação Fraternidade, cargo ou influência para obter benefícios pessoais ou para parentes, amigos ou terceiros.

• Não discrimine alguém por sua etnia, gênero ou por suas preferências políticas, sexuais, religiosas, culturais ou por suas deficiências.

• Não adote condutas de indiferença ou ofensivas, sejam verbais, físicas ou gestuais.

• Adote os preceitos do consumo consciente: não desperdice água, energia, papel, objetos de plástico, materiais de escritório, etc, e pratique a coleta seletiva.

• Apresente-se no ambiente de trabalho em estado sóbrio e lúcido sem sinais de embriaguez.

• Zele pela aparência pessoal, vestindo-se adequadamente à função desempenhada.

• Não divulgue informações da Associação Fraternidade ou comente situações de seu cotidiano de trabalho em redes sociais sem autorização.

Resumindo: dê o melhor de si mesmo no desempenho de sua função em busca da conquista das metas comuns. Fazer o que é correto é sempre a melhor decisão.

Conduta profissional

• Realize seu trabalho com zelo, foco nos interesses da Associação Fraternidade e em conformidade com a instituição e com este Código de Ética e Conduta.

• Mantenha-se atualizado sobre os avanços de sua área profissional e, quando for o caso, obtenha as certificações necessárias ao exercício de seu cargo.

. • Jamais aconselhe, difunda informações ou negocie com base em rumores ou dados não confiáveis.

• No relacionamento com os parceiros (pessoas atendidas nos Programas e Projetos) e demais público procure os canais competentes para atender solicitações ou resolver conflitos que estejam fora de suas atribuições.

NA RELAÇÃO COM SEUS COLABORADORES E PARCEIROS DA ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE COMPROMETE-SE A:

• Selecionar e contratar colaboradores e prestadores de serviço baseando-se em critérios legais técnicos, humanos e conceituais, exigir um perfil ético em suas práticas de gestão e de responsabilidade social, recusando-se a práticas de concorrência desleal.

DIRETRIZES DE TRANSPARÊNCIA

EM RELAÇÃO  A GOVERNANÇA A  ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE COMPROMETE-SE A:

• Registrar seus relatórios e balanços de modo correto, consistente, exato e disponibilizar seus livros com inteira transpareça, disponíveis também no endereço eletrônico: www.associacaofraternidade.org.br e no Mural da Associação.
  • Produzir relatório anual explicitando as ações de promoção e desenvolvimento social.
  •  Conduzir suas atividades com transparência e integridade, cultivando a credibilidade junto a seus mantenedores, apoiadores, patrocinadores, parceiros, colaboradores, voluntários, fornecedores, comunidades e sociedade em geral.
  • Promover relações e articulações honestas e justas, sem obter vantagens indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada e outros artifícios dessa natureza.

ATA DA ASSEMBLEIA 2019

ESTATUTO REFORMADO 2019

RECURSOS HUMANOS  DA ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE – SERVIÇOS PRESTADOS PESSOA FÍSICA
 Equipe de Trabalho